O q vc tá procurando? Digite aqui

11 de outubro de 2009

DEIXEM "DONA CIDA" DESCANSAR EM PAZ!!


Provavelmente este texto não será bem visto por pessoas católicas, dado o fato de que antes de ler, algumas delas podem prenunciar que o mesmo é uma baboseira pelo simples fato de eu ser protestante. Entretanto, se você pretende continuar, deixe-me fazer uso da minha liberdade.
No domingo 11, rolou aqui em Macapá o tradicional Círio de Nazaré, uma das maiores "expressões de fé católica"(palavras da publicidade do evento e dos políticos...). Até aí, vá lá, que se respeite a liberdade religiosa de todos!... Mas a razão de eu estar comentando esse assunto aqui se deve ao fato de observar diversas pérolas que nos saltam aos olhos.
Assim como no Natal, no período do Círio, de repente parece que as ruas são invadidas por um ilusório espírito de candura... Não sei porquê, mas... TODO MUNDO FICA SANTO! Tem gente que não pisa na igreja há séculos, mas de repente bate uma vontade de participar desse ato de fé, como se fosse o carola mais empenhado, como se conhecesse as doutrinas da igreja católica a fundo e... Resultado: um tremendo show de hipocrisia!
É óbvio que não estou me referindo aos abençoados que foram cumprir promessa, ingenuamente encantados com o poder da santa (que curiosamente não parece usar seu poder para deixar de ser carregada e protegida durante a procissão). Estou me referindo aos mesmos salafrários da fé que, no Natal, enchem a cara de álcool e o suposto aniversariante nem sequer entra na festa... E quando entra, ainda tem que dividir "o bolo" com a "mãe"(quando não, com um velho barrigudo tão onipresente quanto ele)... Parece piada!
Que o Círio é um espetáculo de fé impactante (até a Domestilar fechou, liberando os funcionários para a procissão), isso é. Quero que você entenda minha crítica aqui: o grande ponto não é atacar uma religião distinta, pois entre os meus parceiros de fé existe muita maçã podre também. Meu intuito aqui foi apenas de chamar atenção para um fato tão curiosamente escancarado, mas que muitos preferem ignorar ou levar na onda... Aproveitando, claro, uma das maiores badalações do momento.
Aos hipócritas e folgados, tomo a liberdade: se "dona cida" pudesse mandar um recado do seu túmulo (receio que não, pois até os ossos já devem ter virado farinha), certamente diria: DEIXEM-ME DESCANSAR EM PAZ!!!!

P.S: Nada contra "dona Cida", porque biblicamente falando, ela é tão irmã minha quanto sua. O problema está no que os homens fizeram à memória dela...

3 comentários:

Felipe disse...

EEii pra num ser hipoctra eu tenho que ir a igreja sempre?, num basta uma vez por ano não!!! (eu num fui pro cirio mesmo!)

Jéssica Alves disse...

Quando a irmã Maria aceitou obedecer a vontade do Senhor, com certeza não foi para depois ser lembrada como uma santa imaculada.

Pra falar a verdade nem sei se esta é realmente a irmã Maria, pois criaram tantas Senhoras!!!

Mas uma coisa eu tenho certeza. Que eu sirvo apenas a um Senhor!!!! Gloria a Deus

Unknown disse...

cada um com seu comentário... vc que um tempo se disse ser católico, não era católico verdadeiro na fé e de conhecimento da doutrina... pois se assim o fosse entenderia a fé do povo. Sei que não quer atingir a todos que seguem essas datas pra fortalecer a fé em Deus, através de seus intercessores, mas aqueles que como você um dia disse ser católico e não passava de palavras da boca pra fora. E tenho dito.

Cada um manifesta a fé em Deus da forma que acredita ser correta, vamos respeitar.