O q vc tá procurando? Digite aqui

9 de novembro de 2011

MULHERES MACHISTAS ?!?!




É de praxe que algumas coisas nesse mundo, com as quais estamos acostumados em nossa sociedade, tem seu lugar e papel definidos. Ou melhor, convencionalmente definidos, como os estereótipos do homem comum e da mulher comum. Homens fazem isso, mulheres fazem aquilo. Homens não fazem isso, mulheres não fazem aquilo.
Machismo é uma manifestação típica dessa ideia. Consiste em o homem estar posicionado numa determinada situação, que muitas vezes pode ser rude, grosseira, o que caracterizaria justamente o fato de ser do sexo masculino. Normalmente, os homens são severamente criticados pelas mulheres quando demonstram machismo. Às vezes não são eles os criticados, mas as circunstâncias sociais que tem se prolongado favoravelmente ao machismo. Enfim, machismo pode ser entendido como um comportamento que insinua uma certa “supremacia” do homem sobre a mulher ou impõe limites a um suposto modelo de comportamento masculino. Machismo é resultado de séculos e séculos de História, e nem toda intensidade comportamental masculina se caracteriza “machismo”. Machismo também pode ser uma espécie de abuso, físico e/ou emocional. Um exemplo interessante: homem não pode dançar balé, pois “quem dança balé é mulher (ou “bicha”, na pior das hipóteses)”. O que você leu é um exemplo estúpido de machismo, pois como pode o balé por si só influenciar um heterossexual que decidiu praticá-lo? Mas muitos pensam assim, talvez até você que está lendo...
Mas o pior tipo de machismo, de longe, é o machismo feminino. Isso mesmo. Mulheres que são “muito femininas” e que (veja só que irônico) justamente por isso levantam a bandeira da categorização dos sexos, com seus respectivos papeis bem distribuídos, como se a vida fosse um espetáculo teatral e todos tivessem falas, trejeitos e ações impostas por seu gênero. A pior atitude de uma mulher machista é desmerecer que muitos homens tem perspectivas emocionais muito complexas. Aliás, as mulheres machistas acham que complexidade é coisa de mulher, já que “mulheres é que tem frescuras”. Ora, não custa lembrar que antes de sermos homem ou mulher, somos humanos. Intelecto, emoções, personalidade, tudo que está ligado à essência, nada disso tem sexo. Claro que um traço ou outro é mais evidente ou menos presente em homens ou em mulheres. No entanto, características UNIVERSAIS devem passar longe do crivo utilizado para o julgamento de comportamentos, ainda mais se for um julgamento tão raso baseado puramente em idealizações sociais.
Este post não visa desprezar muitas características indiscutíveis que diferenciam homens de mulheres, socialmente falando. De um ponto de vista pessoal, eu nunca saberei decorar uma sala como muitas mulheres saberiam fazer. Você viu o cuidado em minha frase? Muitas mulheres. Se eu digo que TODAS as mulheres conseguem, estaria sendo machista, baseando-me em um pensamento generalizado, e desrespeitando aquelas que não tem a mínima habilidade com decoração, mas que nem por isso deixam de ser mulheres. Entretanto, o fato de um homem saber decorar uma sala melhor que uma mulher não faz dele gay, por exemplo, mesmo que até haja uma certa frequência do referido, assim como com cabeleireiros e bailarinos.
Para mim, os seres humanos são demasiadamente complexos para alguém chegar e pregar uma etiqueta para qualificá-los em seus respectivos gêneros. Deixemos as diferenças falarem, mas não podemos ter preconceito com as igualdades.