O q vc tá procurando? Digite aqui

10 de agosto de 2010

POR QUE VOCÊ NÃO CONHECE JAY VAQUER



Desta vez estou trazendo a vocês um post de recomendação, e que contém uma dica que, na minha opinião, é quente. Levanta a mão se você já ouviu falar no cantor Jay Vaquer? Bom, alguns não devem ter estranhado nada, porém outros devem ter franzido as sobrancelhas e mentalmente expressado “Jay o quêêêê???” Calma, aí vem a explicação.
Jay Vaquer é um cantor carioca talentosíssimo com dez anos de carreira, ralação e um trabalho bastante maduro. Filho de um músico gringo ( Anthony Jay Vaquer, daí o nome) e uma cantora chamada Jane Duboc, este rapaz ainda enfrenta o estúpido ofuscamento por parte de artistas (??) de qualidade duvidosa. Seria até compreensível se Jay fosse um artista gospel ou erudito, mas o que ele faz é um pop rock excelente, com letras que tratam desde conflitos sentimentais até críticas e reflexões sócio-psicológicas, tudo isso regado a elementos que deixam suas composições únicas, como presença marcante de sarcasmo, jogos de palavras e textos originais nas suas canções.
Seu último trabalho, um CD e DVD ao vivo chamado Alive in Brazil, foi construído a base de grandes sucessos de seus quatro trabalhos: Nem tão são, Vendo a mim mesmo, Você não me conhece e Formidável mundo cão. Jay resolveu batizar o DVD com esse nome por inúmeras razões, as quais em geral são muito subjetivas, mas pode-se resumir simplesmente pelo fato de ele ainda ser um artista “estranho” para o público brasileiro. É por isso que lá no comecinho do post eu falei que ele enfrenta o ofuscamento do sucesso de cantores e bandas cuja qualidade artística em geral é bem baixa, revelando portanto que um artista como Jay está realizando grande proeza ao “sobreviver no Brasil” (Alive in Brazil significa, literalmente, “vivo no Brasil”). Pra quem saca de inglês, deu pra perceber que isso também é uma referência aos CDs e DVDs live in Brazil, de bandas e cantores que gravam ao vivo em nossa terrinha.
Meu contato com as músicas do Jay são lá do começo da década passada (2001, 2002...), quando ainda rolava a programação da Rádio Transamérica FM aqui em Macapá. 
Confesso que só fui prestar mais atenção a Jay Vaquer quando ele lançou o Formidável mundo cão(2007), cuja música Longe Aqui você confere acessando o link de vídeo no fim deste post, versão do DVD. Daí para eu ir atrás dos outros trabalhos foi rapidinho (e tratar de comprar o DVD pela internet, claro, assim que saiu). Ainda não sou aquele fã apaixonadérrimo, ultra conhecedor do artista, mas isso nada me impede de reconhecer e deixar público o quanto o Brasil precisa melhorar muitíssimo em termos de apreciação musical e ceder de vez um espaço que já deveria ser de Jay há muito tempo. Não é nem uma questão de gosto, é até mais de bom senso e conteúdo, isso sim. Ah, e que fique bem claro: Jay tem um bom público espalhado pelo Brasil, fidelíssimo, apelidado de mundiça. Essa galera é um dos motivos pelo qual nosso referido cantor trabalha com excelência. 
Fica a dica para quem estiver procurando “novos ares”, “música nova”, experimentar uma “novidade”. Como diria Jay Vaquer, booooora lá loucamente???

É difícil indicar apenas algumas músicas para se conhecer o artista, mas aqui vai uma pequeníssima lista de sugestões para você dar uma chance aos seus ouvidos (eu recomendaria álbuns inteiros, como VOCÊ NÃO ME CONHECE e FORMIDÁVEL MUNDO CÃO, mas pra quem puder apenas pescar uma coisinha ou outra...):

- PODE AGRADECER
- AQUELA MÚSICA
- ASSIM, DE REPENTE
- FORMIDÁVEL MUNDO CÃO
- A FALTA QUE A FALTA FAZ
- TAL DO AMOR
- COTIDIANO DE UM CASAL FELIZ
- LONGE AQUI
- NUM LABIRINTO 

LONGE AQUI (VERSÃO AO VIVO- ALIVE IN BRAZIL) 
  

3 comentários:

Maslessa disse...

Eu levantei a mão aqui hó.

eu conheço o jay a algum tempinho e confesso que as letras das musicas deles são as melhores, e é uma pena que ele não seja conhecido do grande publico. ou seja da grande massa da popularidade que acho que tenha uma nível de cultura, conhecimento e gosto que não acompanha os melhores.

Ana Raíssa disse...

Jay Vaquer, o melhor!

Franciéle Romero Machado disse...

Olá!

Esse cantor eu conheci faz um tempo, por meio de comunidades do orkut que continham trechos de suas canções.

As letras são tão inspiradas e é de se elogiar esse cantor pela grandeza das palavras que traz cada canção. Traz pena o fato de que esses tipos de cantores não obtem o valor que merecem, geralmente ter a música boa nem sempre é um sinal de sucesso.

Uma ótima Noite! =D
Bjos.