O q vc tá procurando? Digite aqui

29 de agosto de 2015

CINCOeUM: GALEÃO, de Gian Danton


Olá, galera!! Bom, nem só de DESAPAIXONANTE vive este blog, rsrsrs... Então, estou estreando uma nova seção para falar de uma outra paixão: LIVROS!! Como às vezes a vontade é maior do que o tempo ou a disposição pra escrever longas resenhas, resolvi iniciar um projeto em que eu falo rapidinho sobre cinco motivos para ler uma determinada obra literária, mas não é só isso: também coloco algum porém, algum ponto negativo, que é pra ajudar o leitor a decidir se vai em frente ou não em conhecer o material. Já vou adiantando que tudo é baseado em opiniões pessoais, fruto de minhas experiências pessoais com a leitura, ok? E assim será com todos os outros posts dessa seção.
Para a estreia escolhi o romance GALEÃO, do autor Gian Danton (conhecido professor universitário no Amapá, com um trabalho de longa data também como roteirista de quadrinhos). Leia o post e descubra se você embarcaria no Galeão ou se preferiria esperar no cais pelo próximo navio!!


1- Livro com capa dura, arte de capa muito chamativa e sinopse na contracapa extremamente instigante (foi, basicamente, o que me fez comprá-lo, além de um prefácio muito bem escrito fazendo um convite irresistível inclusive a quem é fã de Lost, aí o coração não aguentou, hahaha...). Descobri pouco antes de fazer este post que também existe versão brochura :)
2- Toda a “melhor parte da ação” ocorre num navio em alto mar, no século XVII. Uma mistura de trama policial e realismo fantástico permeia toda a obra;
3- Cada personagem tem um mistério a ser desvendado pelo leitor conforme a leitura avança, com a narrativa se alternando entre o que se passa no navio e flashbacks para nos ajudar a entender as motivações, dilemas e comportamento de cada personagem importante do navio;
4- Linguagem simples sem ser pobre, que deixa a leitura rápida e fluída (eu li em 3 dias);
5- O livro tem potencial para agradar tanto aos fãs de histórias ambientadas num contexto mais arcaico quanto aos fãs de coisas mais modernas ou urbanas, devido ao texto investir muito mais em temas universais (amor, paixão, ódio, ganância, vingança, esperança etc.) do que em elementos datados (como as referências à Inquisição);

O PORÉM: Não sei a quem culpar, mas a edição que eu tenho em mãos está com várias falhas ortográficas e de pontuação, o que poderia ter sido resolvido com uma revisão mais apurada. Além disso, em algum momento do livro, o nome de um dos personagens é trocado pelo nome de um outro. Isso não afetou minha leitura porque eu notei com muita atenção quando isso aconteceu. Obviamente voltei algumas páginas para verificar se eu é que não estava trocando as bolas, mas quando, mas adiante, o personagem voltou a ser chamado pelo nome correto, percebi que houve uma “confusão técnica”. No entanto, esse porém relatado aqui não diminui o valor da história, cujo final me deixou um bom tempo pensativo, pois a história é concluída de uma forma bastante inesperada, com direito a revelações até nas últimas páginas e, ouso dizer, um desfecho até mesmo poético.


GALEÃO
Editora: 9bravos
Páginas: 240
Compre aqui: 9 bravos 

Nenhum comentário: