O q vc tá procurando? Digite aqui

7 de agosto de 2008

A MENTIRA ADOECE A ALMA



Estou magoado, doente e abatido. A mentira adoece a alma. Não só a alma do mentiroso, mas também a do enganado. Já diz a Bíblia sabiamente que “maldito o homem que confia no homem”. É uma verdade grandiosa que a Palavra de Deus nos traz de alerta.
É complicado manter uma amizade sabendo que certos valores nobres, como a honestidade e sinceridade, são medidas de acordo com cada relacionamento que temos. Até aí, tudo bem, já que o nível de cada um desses valores tem de ser tratado cuidadosamente, conforme vamos conhecendo os outros ao redor. Compreendo que a verdade bíblica não queira ser tão radical a ponto de nos incentivar a descrer em qualquer pessoa em qualquer situação. Acredito que a passagem mencionada se dirija ao fato de, muitas vezes, esperarmos o vão socorro do homem, que pela lógica, pecador como nós, não pode 100% servir de exemplo ou auxílio, ao contrário do Senhor. Ele é que é nosso auxílio bem presente na angústia e nEle podemos confiar, ao contrário do homem, que às vezes se preocupa com os próprios interesses. Diante disso, como esperar que sejamos ajudados?
Obviamente, podemos perceber que dá e vale a pena confiar em algumas pessoas, geralmente gente próxima, amiga, com a qual podemos contar em quase todo momento. O problema hoje em dia, numa sociedade gananciosa e perversa, lembrando que eu não estou me isentando disso, é que muitos usam de má-fé conosco, muitas vezes nos tratando como palhaços ou peças que auxiliam a obter vantagem em algo.
Àqueles que mentem por hábito e fazem disso uma rotina, fica minha profunda mágoa, porque me entristeço em saber que, embora alertado, eu tenha caído em uma história ridícula de personagens mal-estruturados, que deixam rastros e mancadas de sua própria inverdade, e foram pegos. Isso não é um discurso moralista, pois tenho noção de que sou pecador, pois a Bíblia diz que todos o são. Já menti várias vezes, numa escala, digamos, normal para uma humanidade permeada por pecados. Porém nunca tive a intenção de fazer adoecer um pouco da fé dos meus semelhantes nas pessoas. Odeio ter que admitir que a Bíblia não só estava certa como, pelo bem ou pelo mal, estava muito mais certa do que eu supunha, porque eu me arriscara a confiar um pouquinho, e fui “maldito”, envergonhado e trapaceado pelo homem ímpio.
Deus tenha misericórdia dos que acham na mentira uma prática divertida e até um estilo de vida. O Senhor é o Senhor da vingança, a Ele cabe julgar a mim e a você, fazendo-nos vir o juízo dos males que cometemos uns aos outros. Como bem disse um filósofo, o homem é o lobo do homem. Sem temor verdadeiro a Deus, acabamos nos devorando e nos matando. E acredite: a mentira mata. Se não mata, deixa seqüelas que só o tempo e o apego a Deus podem nos fazer liberar o perdão necessário.

Jó 30.26

2 comentários:

denis disse...

Belo texto.

Juan disse...

É uma pena quando caímos no logro maligno do homem mau. Infelizmente a tendência é piorar.